quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Visita à Catedral de Colónia... e sua história...


Hoje fui até à cidade de Colónia visitar o ex-libris da cidade... a catedral...
É sem dúvida muito bonita, à margem do rio reno, uma arquitectura admirável...
Além da sua beleza exterior também tem igualmente uma beleza interior inagualável...
Majestosa, belas obras de arte... adorei os vitrais mostravam claramente cenas biblicas. Figuras biblicas essas também contempladas em cada passo, em cada um deles um mar de velas que faz sentir uma enorme paz interior...lugares como este de culto onde uma pessoa se sente mais leve... Foi muito bom e interessante esta visitinha...

A titulo de curiosidade aqui deixo a história da Catedral de Colónia:
A Catedral de Colônia (português brasileiro) ou Colónia (português europeu) (alemão: Kölner Dom), localizada na cidade alemã de Colônia, é uma igreja de estilo gótico, o marco principal da cidade e seu símbolo não-oficial.

A construção da igreja gótica começou no século XIII (1248) e levou, com as interrupções, mais de 600 anos para ser completada. As duas torres possuem 157 metros de altura, com a catedral possuindo comprimento de 144 metros e largura de 86 metros. Quando foi concluída em 1880, era o prédio mais alto do mundo. A catedral é dedicada a São Pedro e a Maria.

Foi construída no local de um templo romano do século IV, um edíficio quadrado conhecido como a "mais velha catedral" e administrada por Maternus, o primeiro bispo cristão de Colônia. Uma segunda igreja foi construída no local, a tão chamada "Velha Catedral", cuja construção foi completada em 818, que acabou queimada em 30 de abril de 1248.

Com a Segunda Guerra Mundial, a catedral acabou recebendo 14 ataques por parte de bombas aéreas mas com sorte não caiu; a reconstrução foi completada em 1956. Na base da torre noroeste, um reparo de emergência realizado com tijolos de má-qualidade retirados de uma ruína próxima da guerra permaneceu visível até fim da década de 1990 como uma lembrança da guerra, mas então foi decidido que a parte deveria ser reformada para seguir a aparência original.

Segundo a tradição, no interior da catedral está guardado o relicário de ouro com os restos mortais dos Três Reis Magos Baltazar, Melchior e Gaspar.

Sem comentários: